Sobre a autora

Manuela Gonzaga

Escritora e historiadora, mestre em História dos Descobrimentos e da Expansão Portuguesa pela Universidade Nova de Lisboa, investigadora do Centro de História de Além-Mar (CHAM) da mesma universidade. Doutoranda em História Contemporânea, FCSH, Universidade Nova de Lisboa.

Membro de Honra da Unión Hispanomundial de Escritores UHE Moçambique e Membro Honorário Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora.

Natural do Porto, viveu em África – Angola e Moçambique –, parte da adolescência e da juventude. Foi jornalista durante cerca de 30 anos, tendo começado em jornais de Lourenço Marques/Maputo e Luanda. Assinou um número indeterminado de artigos, desde os tempos de repórter em Moçambique, passando por Angola e em Portugal. Chefiou redações (revista Marie Claire, Portugal), dirigiu outras (Revista Pais) e coordenou projectos editoriais. Em 2000 passou a dedicar-se à escrita e à investigação a tempo inteiro.

Em 2020 foi agraciada com o Prémio Femina 2020/Matriz Portuguesa “pelo estudo e divulgação da cultura, história e sociedade de matriz portuguesa no estrangeiro Lusofonia.”

Actualmente, mora no Alentejo e dedica-se à escrita e à investigação académica a tempo inteiro, participando eventualmente em colóquios como palestrante, e dando aulas de escrita segundo um método que desenvolveu inspirada na “melhor oficina de escrita do mundo.